Mapeamento de Processos
Esta ferramenta tem como objetivo a análise dos processos atuais de uma instituição e permitir a identificação de problemas em cada processo mapeado. A metodologia aplicada, baseada em entrevistas ("A day in the life"), permite definição de métricas para avaliação da solução atual e soluções de mercado confrontando-as e identificando processos problemáticos, ineficiências e gargalos. A ferramenta também promove uma forte integração e comprometimento dos usuários e uma clara identificação de interfaces com sistemas externos.
Os principais objetivos da ferramenta são:
- Mapeamento funcional das áreas.
- Identificação de lacunas de processos não automatizados.
- Suporte a metodologia baseada em entrevistas.
- Baseada em WEB permitindo múltiplas entradas simultâneas dos entrevistadores e analistas de negócio.
- Levantamento detalhado dos processos atuais das áreas.
- Levantamento detalhado das necessidades não atendidas.
- Definição dos processos otimizados.
- Propor a eliminação de processos manuais em função de deficiências existente.
- Gestão do pessoal das áreas usuárias envolvidas no projeto.
- Documentação dos fluxos de trabalho e fluxos de dados existentes e desejados.
- Definição de uma ferramenta de software que atenda as necessidades identificadas.
- Seleção de uma ferramenta de software através de métricas para avaliação das soluções de mercado.
- Análise dos processos atuais.
- Registro de entrevistas para identificar rotinas atuais ("A day in the life")
- Identificar personagens envolvidas.
- Documentação dos processos atuais.
- Identificar processos problemáticos, ineficiências e gargalos.
- Obter "de acordo" na documentação dos processos atuais pelos usuários finais.
- Armazenamento dos desenhar dos processos.
- Identificar e documentar lacunas ("gaps").
- Análise das fontes de dados e interfaces.
- Identificar as necessidades de dados.
- Mapeamento das fontes de dados e interfaces.
- Mapeamento de dados com tecnologia e usuários.
- Integração de fontes de dados e interfaces.
- Mapear necessidade de interfaces padrões.
- Revisão dos relatórios e formulários atuais.
- Identificar necessidade para relatórios adicionais.
- Determinar critérios para priorização de requerimentos.
- Determinar impactos nos processos.
- Avaliar ferramentas disponíveis.
- Registrar aprovação dos usuários.
- Emissão de relatórios.